O 64º Encontro de Núcleos do Sistema Ocepar 2024, encerrado em Umuarama nesta sexta-feira (11), destacou o panorama dos investimentos e planos estratégicos do Paraná, com foco no fortalecimento do cooperativismo.
A apresentação final foi realizada pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, que abordou os desafios de produtividade, os avanços em gestão e o ambiente de negócios que o setor cooperativista pode aproveitar para crescer ainda mais.
Com a participação de 500 lideranças cooperativas, o evento reuniu representantes dos principais segmentos do cooperativismo paranaense e mostrou a importância do alinhamento entre as ações do governo estadual e o setor. “Onde tem cooperativa, tem qualidade de vida”, disse Guto Silva, enfatizando o papel das cooperativas na economia do Estado. José Roberto Ricken, presidente da Ocepar, destacou que o cooperativismo paranaense se diferencia pela capacidade de planejamento estratégico, como o PRC300, que projeta um faturamento de R$ 300 bilhões até 2026.
Essa parceria entre governo e cooperativas visa não só manter a prosperidade do setor, mas também integrar as demandas de infraestrutura e energia ao crescimento contínuo das cooperativas, que já respondem por 64% da produção de grãos do Paraná. O encerramento em Umuarama marcou o fim de uma série de encontros, que começaram em Curitiba e passaram por Capanema e Palotina, consolidando um plano robusto para o futuro do cooperativismo no Estado.