guto silva

Luiz Augusto Silva, (Maringá, 11 de fevereiro de 1977), ou Guto Silva, é um político brasileiro, empreendedor, consultor internacional de negócios, doutorando em Gestão de Negócios, casado com Karina Amadori e pai de Francisco e Mariana. Foi deputado estadual do Paraná por dois mandatos (2015 a 2022), secretário-Chefe da Casa Civil do Estado do Paraná (2019 a 2022). Em 2023 recebeu o convite do governador Ratinho Junior para assumir a Secretaria do Planejamento, cargo que ocupa atualmente.

Carreira: Empresarial e Acadêmica

Guto é empresário, atuando na área de comércio exterior, rede de varejo e franquias, consultor internacional de empresas, do Sebrae/PR. Como trader e consultor internacional de negócios já esteve em mais de 68 países na Ásia, África, América do Sul, América Central e do Norte, Europa e no Oriente Médio, desenvolvendo canais de abastecimento e estruturação de projetos e realizando negociações comerciais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha

É graduado em Administração com habilitação para Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School. Atualmente faz doutorado em Gestão de Negócios pela Universidade Nacional de Misiones/Argentina e tem Pós-MBA em TrendsInnovation, pela Inova Business School e formação de líderes em Economia Verde pela Universidade de Stanford.

Como professor universitário de graduação e pós-graduação, teve artigos e livros utilizados como bibliografia da área internacional e foi citado em mais de 1.000 pesquisas de produção acadêmica, publicou dois livros pela editora Aduaneiras: Logística no Comércio Exterior e Gestão Global. Foi autor do livro: Direito & Agronegócio: Ambiente de Negócios e Competitividade – Estudos em Homenagem à Ministra Tereza Cristina, do qual escreveu um capítulo, com tema Agronegócio no Paraná: Com sustentabilidade, do campo à mesa. E também teve participação no Livro: Energia Limpa – Aspectos Jurídicos e Sustentabilidade. Neste, abordou o artigo Hidrogênio Sustentável: O futuro é agora. Com ações paranaenses, Pesquisa e Desenvolvimento e Agronegócio.

Trajetória Política

Iniciou a carreira política em Pato Branco, em 2009, quando foi eleito vereador, o mais votado do município naquela eleição. Exerceu o cargo de subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná entre 2012 e 2014. Foi eleito deputado estadual em 2014, com 45.313 votos pelo PSC, e reeleito em 2018, pelo PSD, com 66.412 votos, o mais votado do seu partido. Ainda em seu primeiro mandato, de fevereiro de 2017 a dezembro de 2018, ocupou a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Paraná, presidência da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio, presidência da Câmara de Comércio Paraná-Rússia e coordenador da Bancada Digital. Assumiu interinamente a presidência da Casa em 2018. Com a eleição de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) ao Governo do Estado, Guto foi nomeado secretário-chefe da Casa Civil, em 2019. Em 2023, recebeu o convite do governador Ratinho Junior para assumir a Secretaria do Planejamento, cargo que ocupa atualmente.

Atividade Legislativa

Comissões e Frentes Parlamentares:

  • Membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
  • Membro da Comissão Especial de Reforma Política da Assembleia
  • Vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda
  • Relator da CPI dos Caixas Eletrônicos da Assembleia Legislativa
  • Coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio
  • Membro da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família
  • Integrante da CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná
  • Integrante do Bloco Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa
  • Integrante a Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia do Leite
  • Integrante da Frente Parlamentar de Apoio às Escolas Especiais
  • Integrante da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio
  • Coordenador do Comitê de Estudos das Obrigações Acessórias Tributárias
  • Integrante da CPI dos Animais
  • Integrante da Frente Parlamentar da Indústria Paranaense de Bebidas
  • Integrante da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica
  • Relator Comissão Parlamentar de Inquérito das Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias
  • Presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Comércio.
  • Presidente da Frente Parlamentar de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • Membro titular da Comissão de Revisão e Consolidação Legislativa
  • Responsável pelo lançamento no Paraná do Movimento “Mais Brasil, Menos Brasília”, pela revisão do pacto federativo e pela melhor redistribuição de recursos aos estados e municípios
  • Relator da Comissão Especial sobre o Embargo à Exportação de Frango Brasileiro pela União Europeia

Atividade no Poder Executivo

Secretaria de Estado do Planejamento – SEPL:

É órgão de assessoramento e apoio direto ao governador do Estado para o desempenho de funções de planejamento, coordenação e controle da ação geral do governo, dos assuntos e programas intersecretariais, bem como da organização base do sistema de planejamento e organização institucional.

Campo de atuação:

  • a elaboração, coordenação e apoio ao desenvolvimento de projetos estruturantes, estratégicos e prioritários do Governo Estadual;
  • a formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação da implementação de políticas públicas de desenvolvimento de caráter multisetorial;
  • a coordenação da política de desenvolvimento integrado do território paranaense visando à sustentabilidade local e regional;
  • a formulação de políticas de indução e de estímulo ao desenvolvimento produtivo integrado voltado à sustentabilidade econômica local e regional;
  • a coordenação da elaboração, monitoramento, revisão e atualização do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Regionais de Desenvolvimento e a análise de resultados;
  • a coordenação da elaboração da mensagem anual do Governador à Assembleia Legislativa do Paraná;
  • o planejamento e modernização da estrutura organizacional de órgãos e entidades estaduais, bem como a criação, remanejamento, transformação e extinção de cargos de provimento em comissão e funções de gestão pública;
  • a coordenação de atividades relacionadas à identificação, estruturação e análise de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica de projetos passíveis de desestatização para deliberação do Governador;
  • o acompanhamento da execução de projetos e contratos de parcerias desenvolvidos no âmbito do Paraná;
  • a coordenação técnica e funcional do Sistema Estadual de Planejamento.

Secretaria de Estado da Casa Civil:

A Secretaria de Estado da Casa Civil tem como atribuição assessorar direta e indiretamente o governador do Estado do Paraná na coordenação de ações de governo, inclusive de secretarias e dos diversos órgãos do Estado, na articulação para implantação de programas e projetos e no relacionamento com a Assembleia Legislativa, com o Congresso Nacional, com a sociedade civil organizada e os cidadãos. A pasta também possui a responsabilidade pela avaliação das propostas legislativas que o governo encaminha ao Poder Legislativo, além de cuidar da publicação de atos oficiais do Executivo.

PRINCIPAIS AÇÕES LIDERADAS PELA CASA CIVIL DO PARANÁ:

  • Modernização da máquina pública e reforma administrativa
  • Lei do Compliance
  • Lei das Parcerias Públicas-Privadas
  • Privatizações do Governo do Paraná
  • Lei de Qualidade Fiscal
  • Lei da Liberdade Econômica
  • Lei de Eficiência Universitária
  • Descomplica Paraná – Desburocratização e melhoria do ambiente de negócios no Estado
  • Lei do Marco Regulatório do Gás
  • Lei das Terceirizações
  • Lei Estadual da Inovação
  • Reforma da Previdência
  • Lei do E-Commerce
  • Transparência nas licitações publicas
  • Desenvolvimento e acompanhamento de ações e projetos estruturantes para o futuro do Estado
  • Ampliação da informatização dos serviços públicos e de acesso desses serviços ao cidadão
  • Implantação do Banco de Projetos Executivos para acelerar a execução de obras de infraestrutura
  • Acompanhamento das ações de secretarias e órgãos do Estado
  • Acompanhamento de plano de metas e resultados
  • Programas e iniciativas em parceria com iniciativa privada para desenvolvimento de startups e busca de soluções inovadoras para gestão pública e áreas econômica e social
  • Avaliação do desempenho dos serviços públicos durante a pandemia e estudo de cenários futuros e modernização do trabalho do servidor
  • Programa de apoio aos municípios com recursos devolvidos pela Assembleia Legislativa do Paraná
  • Acompanhamento e orientação de bancada estadual e federal
  • Relações com o Governo Federal
  • Relações institucionais com demais Poderes
  • Tratativas comerciais internacionais
  • Desenvolvimento de estratégias de curto e médio prazo para desenvolvimento econômico