Encontro em Capanema destaca parcerias entre Governo e cooperativas para impulsionar o desenvolvimento do Paraná

O município de Capanema, no Sudoeste do Paraná, foi palco de discussões importantes para o futuro do cooperativismo no Estado nesta quarta-feira (9). O segundo Encontro de Núcleos do Sistema Ocepar 2024 reuniu cooperativas de sete ramos e contou com a presença do Governo do Paraná, representado pelo secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva. A série de encontros, que segue para Palotina e Umuarama nos próximos dias, debateu o papel estratégico das cooperativas no desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Com foco em “Planejamento do Estado do Paraná e Parcerias com o Cooperativismo”, Guto Silva destacou o crescimento das cooperativas e os desafios para sustentar esse desenvolvimento. “Estamos em Capanema, depois vamos para Palotina e Umuarama, com o objetivo de que o Estado consiga acompanhar o crescimento econômico das cooperativas. Isso nos permite planejar obras, infraestrutura e energia, essenciais para o avanço das agroindústrias”, explicou. Além disso, ele reforçou o impacto social positivo que as cooperativas trazem para as regiões, melhorando a qualidade de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

José Roberto Ricken, presidente da Ocepar, destacou a importância da cooperação entre o governo e o setor produtivo. “O cooperativismo investe anualmente cerca de R$ 7 bilhões em agroindústria, armazenagem e infraestrutura. Precisamos entender o planejamento do governo para garantir que os investimentos ocorram de forma alinhada e eficiente”, afirmou.

O evento também reforçou o PRC300, novo ciclo de planejamento estratégico do Sistema Ocepar, que projeta para 2026 um faturamento de R$ 300 bilhões e a criação de 154 mil novos empregos pelas cooperativas do Paraná.