Zicosul tem assinatura de manifesto por interesse em Acordo de Cooperação para fronteira

Nesta quinta-feira (23), autoridades assinaram um manifesto pelo interesse em um Acordo de Cooperação que visa a promoção de ações para o desenvolvimento regional em áreas fronteiriças que integram a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosul), que reúne estados e províncias da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru.

criação e execução de ações de desenvolvimento a partir de atividades ligadas ao turismo para Foz do Iguaçu e região, incluindo ações que possam impactar outros municípios fronteiriços.

O grupo, que tem como presidente o governador Carlos Massa Ratinho Junior desde outubro deste ano, foi representado pelo secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, também secretário Executivo do Zicosul, o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Danilo Vendruscolo.

Guto Silva ressaltou que esta foi esta oportunidade de assinatura do documento de cooperação irá auxiliar na cosntrução de uma agenda muito clara de turismo trinacional.

“A região de Foz do Iguaçu tem, somada a população de Puerto Iguazu e Cidade Leste, uma população que ultrapassa um milhão de habitantes, somada à população temporária, os turistas que vêm à cidade, são mais de 500 mil pessoas que aqui transitam, sendo um grande polo econômico e de desenvolvimento do turismo, sendo necessário amplificar o turismo agora com a Argentina e com o Paraguai”, disse Guto Silva durante o evento.

O secretário de Planejamento explicou que o objetivo é criar uma agenda colaborativa entre os três países onde, de uma forma organizada, possam encontrar pontos de aderência e, de forma gradativa, melhorar desde questões de aduana, de logística, mas, sobretudo, fomentar o turismo trinacional como uma alavanca importante de desenvolvimento social, econômico e de geração de empregos.

A assinatura ocorreu dentro do evento Caravanas do Turismo, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo e, quando estabelecido, vai, entre outros objetivos, conjugar esforços e desenvolver ações que visam melhorar a região de fronteira; promover e disseminar estratégias de desenvolvimento e compartilhar conhecimento inerentes ao tema do turismo.