Fipe inicia treinamento sobre modelagem de concessões e de parcerias público-privadas


Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Paraná Projetos, teve início, na manhã desta quarta-feira (18), o treinamento ministrado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a servidores de diversas secretarias do Estado, com foco na modelagem econômico-financeira de concessões e de parcerias público-privadas (PPP).

A capacitação na temática de PPPs, que vai de outubro deste ano a até abril de 2025, em aulas presenciais e remotas, objetiva formar um corpo de profissionais que dominem esse importante assunto, visto que a área está, no momento, sendo reestruturada no Estado.

Com 80 participantes, os alunos são da própria SEPL e das secretarias de Educação, Segurança Pública, Cultura e Administração e Previdência, Infraestrutura e Logística e Inovação, Modernização e Transformação Digital e, ainda, da Controladoria Geral do Estado do Paraná, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, Paraná Projetos, Agepar, Casa Civil e DER.

O secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Guto Silva, explicou que a capacitação responde às exigências deste novo momento do Estado, que busca oferecer serviços cada vez mais eficientes a partir da ampliação de parcerias com a iniciativa privada.

“O Paraná inicia um novo ciclo na construção de PPPs, estamos em processo de reestruturação de toda a nossa unidade de PPPs e a reunião de hoje, com várias secretarias do Estado, visa formar um bom material humano, que a gente possa aprofundar esse aprendizado e possa trazer, de forma muito produtiva, o recurso privado para ajudar o Estado naquelas áreas que nós não temos o know-how, não temos a efetividade que nós precisamos”, disse ele.

O curso terá módulos que vão do entendimento sobre as PPPs, a identificação dos modelos existentes e formas de estruturá-las, até o acompanhamento de contratos e licitações.

A ideia é, ao final, que o Estado tenha um corpo de servidores capacitados tanto para auxiliar na avaliação de modelagens dos projetos, quanto, futuramente, na estruturação de projetos.

“Então este desafio, que é um desejo e visão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de poder trazer a iniciativa privada para participar dessas atividades e todo o trabalho de gestão da Paraná Parcerias, que vai gerir todos esses projetos”, disse ele.