Secretaria de Planejamento do Paraná compartilha experiências em Fórum Nacional

O secretário de Estado do Planejamento do Paraná, Guto Silva, participou de 4 a 6 de outubro do LXXXVII Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, no Recife, Pernambuco, onde compartilhou as experiências do Paraná na área.

Durante a oportunidade, que contou com mais de 150 participantes, entre secretários de Planejamento e especialistas em políticas públicas, governança orçamentária e inovação, Guto Silva apresentou temas que movimentam a administração pública paranaense.

“Nessa edição, o Paraná teve a possibilidade de apresentar o planejamento de longo prazo do Estado. Nós entregamos recentemente o PPA (Plano Plurianual 2024-2027) na Assembleia Legislativa, um instrumento de planejamento de médio prazo e, agora, vamos colocar toda a energia para deixarmos como legado um instrumento de longo prazo, um masterplan, um Plano Diretor de desenvolvimento econômico e social para o Paraná, cuja metodologia apresentamos neste evento”, disse ele.

Guto Silva ressaltou que o Paraná caminha bem, tendo passado, neste ano, a ocupar o posto de quarta economia do país, ostentando a liderança da melhor educação pública do Brasil e gerando empregos, com índice de desemprego abaixo de 5%, o que significa pleno emprego.

“Isso tudo corrobora com essa visão de estratégia de longo prazo, de gestão, de muito planejamento para que a gente possa ter um crescimento duradouro e que possa trazer melhoria para a nossa população”, disse ele.

Governo do Estado encaminha à Assembleia Legislativa o Plano Plurianual 2024-2027

Fórum – Realizado em formato de painéis e reuniões de grupos de trabalho, o Fórum proporcionou um importante momento de compartilhamento de experiências, boas práticas e ações do Governo Federal voltadas para o financiamento e a gestão estratégica das políticas públicas.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do estado de Pernambuco, Fabrício Marques, presidente do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento), citou que o evento ajuda a enfrentar os desafios cada vez mais complexos na área de planejamento público e da implementação de políticas públicas.

Estado conclui radiografia inédita que ajudará municípios na captação de recursos

“É um momento de troca de experiências, de saber o que cada um dos estados e seus gestores estão fazendo para enfrentar os desafios da administração pública. É também hora oportuna para a formação de uma rede de troca de experiências e apoio entre gestores”, disse Marques.

Entre os temas tratados no Fórum estiveram o Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Controle de Gastos, Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo – Experiência Recente dos Estados, Participação Social e Diversidade e Integração e Cooperação Federativa no Contexto do Novo Marco Fiscal Brasileiro e Sistemas de Investimento Público: Experiências Internacionais, entre outros.