Secretário Guto Silva participa do Lançamento da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável

A Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, instalada nesta segunda-feira (02) na Assembleia Legislativa do Paraná, inicia sua agenda de trabalho de forma ativa. O grupo vai protocolar ainda nesta segunda-feira dois projetos de lei que começam a tramitar no Poder Legislativo. A Frente foi criada para debater os grandes assuntos de infraestrutura e logística do Estado, como os modais rodoviário, dutoviário, aeroviário e ferroviário. O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado Fábio Oliveira (PODE). As propostas legislativas são assinadas por diversos parlamentares.

Uma das propostas trata da criação da Campanha Estadual de Construções de Baixo Carbono. Entre os objetivos, a campanha quer aumentar a participação nas construções deste modelo; estimular o uso de técnicas construtivas que comprovadamente são armazenadoras de carbono; apoiar e fomentar as cadeias produtivas do Estado vinculadas às construções de baixo carbono; contribuir para a adoção de metodologias Building information modeling nos empreendimentos de engenharia civil; estabelecer regras, instrumentos administrativos e incentivos que auxiliem o desenvolvimento a cadeia produtiva de construções de baixo carbono; e estimular o desenvolvimento e a capacitação de setores produtivos, comerciais e de serviços relativos a sistemas voltados a este tipo de construção.

O secretário de Planejamento do estado do Paraná, Guto Silva, afirmou que a Frente Parlamentar veio “em boa hora” e que “não há país desenvolvido sem engenharia firme”. De acordo com ele, é preciso pensar de forma colaborativa o futuro do estado. Também participaram da reunião inicial, de abertura dos trabalhos, representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Sistema Ocepar, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).