Governo discute com sociedade civil o Plano Plurianual para um Paraná melhor

Dentro da estratégia de planejamento do Estado do Paraná para os próximos quatro anos, o secretário de Planejamento, Guto Silva, vem realizando audiências públicas para ouvir dos gestores públicos e da sociedade civil, as demandas necessárias para um Paraná cada vez melhor.

Em entrevista à Sintonia Fina, Guto Silva disse o governador lhe deu a missão de planejar o Estado não para apenas quatro, mas para os próximos 30 anos.

Dia 15 de setembro o secretário comandará a Audiência Pública do Plano Plurianual 2024-2027 do Paraná (PPA) em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado.

A audiência atende ao artigo 165 da Constituição Federal, que instituiu o PPA, que é uma ferramenta que visa estabelecer, de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da administração pública.

Os participantes do evento vão conhecer o processo de estruturação deste instrumento de planejamento; conhecer, em primeira mão, os Programas, Ações Orçamentárias e Entregas do PPA; e participar da definição de prioridades.

O documento final com o PPA será concluído até dia 30 de setembro e será encaminhado para a Assembleia Legislativa na forma de projeto de lei. Outra característica desta edição será o detalhamento das ações considerando os recortes de raça e igualdade de gênero.

O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Estado e eixo estratégico para o qual devem convergir o plano de governo, os planos setoriais e o planejamento estratégico das secretarias e órgãos estaduais. As metas pactuadas no PPA representam o compromisso do Estado com a sociedade.

Governo do Estado dá início a estudos para implementar novas parcerias público-privadas

PPA estadual vai detalhar metas e ações dentro do recorte de igualdade racial e de gênero

ELABORAÇÃO PARTICIPATIVA 

A elaboração do PPA estadual tem sido feita, também, com auxílio da população paranaense, a partir de Consulta Pública finalizada em abril deste ano e que contou com 2.853 participações enviadas de 225 dos 399 municípios paranaenses – 56% do total das cidades do Estado.

Os encontros já foram feitos em quatro regionais, em Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba (Região 8), Francisco Beltrão e Pato Branco (Região 10), e Cornélio Procópio (Região 2) e Santo Antônio da Platina (Região 1) e reuniram mais de 1,6 mil pessoas de 132 municípios em torno do PPA e dos programas Paraná Produtivo Fase II e Conecta399, iniciativas que visam detectar de forma mais assertiva demandas regionais e ampliar a captação de recursos por municípios. (Com AEN/Seplan).