Planejamento reúne servidores em dinâmica sobre identidade institucional

A Secretaria de Estado do Planejamento reuniu, ao longo de toda a terça-feira (18) no Sebrae, em Curitiba, todos os servidores da pasta, além dos servidores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e da Paraná Projetos em uma dinâmica de grupo com foco na definição da identidade institucional da secretaria (missão, visão e valores).

Durante o encontro, que teve formação de times e troca de informações sobre o que a secretaria faz, sabe e o que se pode evoluir, foram feitas apresentações de cada área, conduzidas pelo secretário de Planejamento, Guto Silva, que vai levar a iniciativa para outras secretarias de Estado.

“A missão do governador Carlos Massa Ratinho Junior é fazer um planejamento estratégico do estado do Paraná, mas, antes disso, temos que fazer o planejamento estratégico do próprio governo. Então esse modelo de evento replicaremos em cada secretaria e entidade”, disse.

Segundo Guto Silva, o evento, que reuniu mais de uma centena de servidores, foi um teste, na prática, para que, em um segundo momento, testando, calibrando melhor como vai se dar esse processo, tenha início no próximo mês o trabalho com planejamento estratégico de cada secretaria do Paraná, que vai ajudar a criar políticas pública efetivas, ter um olhar a médio e longo prazo consistente e instrumentalizar o sonho de pensar o Paraná do futuro.

“Nosso objetivo, em até dois anos, é realizar esse trabalho com todas as secretarias de Governo do Estado, para no terceiro ano abrir para outros poderes e entidades, para que, de fato, tenhamos um grande plano de longo prazo, para 30 anos, um masterplan, construído com a sociedade e entidades, e naturalmente guiada pelo Governo do Estado”, diz.