GOVERNO DO PARANÁ BUSCA NA ÁSIA NOVOS MERCADOS PARA EXPORTAÇÃO E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO

“Fechamos esse circuito de muito trabalho na Ásia, com o foco na abertura de mercado para os produtos paranaenses, iniciado no Japão e concluído em Seul, na capital da Coreia do Sul”. ressalta Guto Silva

JAPAO

Ao desembarcar no Japão, o Governo do Estado foi com uma determinação muito específica de tratar da abertura do mercado japonês para a carne suína do Paraná. Acompanhando a comitiva oficial foram cooperativas que pertencem ao sistema Ocepar, incluídas as do nosso oeste do Paraná, e representantes de frigoríficos privados.

O Paraná é livre de febre aftosa sem vacinação e está apto para avançar na exportação de carne suína. Entretanto, há muitos interesses econômicos, muita pressão proveniente dos Estados Unidos e também da Austrália, que acabam se tornando obstáculo para a abertura ao mercado da carne suíno proveniente do Paraná.

Por isso, uma comitiva com o governador Carlos Massa Ratinho Junior foi apresentar o Paraná ao vice-ministro da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, Atsushi Nonaka. Ao lado de outros gestores estaduais e de representantes de empresas paranaenses, ele tratou da possibilidade de abertura do mercado consumidor japonês à produção de proteínas suínas e bovinas do Paraná. O objetivo foi dar mais agilidade ao processo de habilitação dos frigoríficos paranaenses junto ao país asiático, que já é um dos maiores mercados importadores da produção estadual de frango.

“O Japão representa um potencial econômico enorme para a exportação da agroindústria paranaense. Queremos expandir o mercado consumidor da proteína animal no Estado, o que incentivará o crescimento do PIB”, afirmou o governador Ratinho Junior.

“Apesar das tratativas diplomáticas entre o governo federal e o país asiático, nós buscamos demonstrar aos representantes japoneses a qualidade e os diferenciais das empresas e da produção do Paraná”, argumentou o governador.

O Paraná atualmente é o segundo maior produtor nacional de suínos (atrás apenas de Santa Catarina), mas há um movimento, induzido pela chancela sanitária, de expansão da produção. Foi inaugurada, no ano passado, a maior indústria de suínos da América Latina. Trata-se de uma unidade frigorífica da Frimesa em Assis Chateaubriand, na Região Oeste, que recebeu um investimento de R$ 1,3 bilhão. O frigorífico deve começar a operar neste mês com uma capacidade de abate de 7.880 suínos/dia, mas a meta da cooperativa é chegar a 11 mil abates diários até 2031.

FEIRA DE ALIMENTOS – A missão comercial liderada pelo governador Ratinho Junior também esteve presente na Foodex, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia e que reúne cerca de 1.485 expositores de 40 países em Tóquio, na capital do Japão. Além de visitar outros estandes, a comitiva foi até o espaço destinado ao Brasil, onde 16 empresas brasileiras (quatro paranaenses) estão expondo seus produtos.

Realizada anualmente, a Foodex Japan é uma oportunidade de negócios para os profissionais da indústria alimentícia. As categorias incluem produtos agrícolas, pães e cereais, ervas aromáticas e especiarias, sopas, cerveja, aguardente, água mineral, refrigerantes e serviços de transporte, entre outros produtos.

Após o encontro com o vice-ministro da Agricultura do país asiático, a comitiva acompanhou o governador Ratinho Junior em uma série de agendas com na capital japonesa, que teve como objetivo abrir o mercado de importação de carne suína e bovina.

Foram apresentadas a representantes comerciais de grandes empresas como Sumitomo, Mitsui e Marubeni, que adquirem alimentos em todo o mundo, as possibilidades que elas podem encontrar no Paraná, o principal produtor de proteína animal do Brasil.

O Japão já é um dos maiores importadores da produção estadual de frango, mas o objetivo é ampliar as exportações das demais cadeias, um trabalho integrado entre o Governo do Estado, Ministério da Agricultura, governo do Japão e a embaixada japonesa.

Os encaminhamentos foram muito produtivos, tanto no Japão quanto na Coreia. Isso, na ponta da linha, significa mais emprego e mais renda para a população do nosso Estado. “ O Paraná vai passar a ser o maior produtor de suíno do Brasil. Então, nós precisamos abrir e expandir o mercado, dando possibilidade para que o produto paranaense possa chegar a um mercado tão competitivo e importante como o japonês.

VISITA A GRANDES EMPRESAS –  Durante a missão internacional do Governo do Estado ao Japão também houve visita à Sumitomo Rubber, em Kobe, que vai investir R$ 1,06 bilhão na ampliação da sua fábrica na Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. A expectativa é de geração de mil empregos diretos e indiretos.

A Sumitomo tem parcerias comerciais, no Brasil, com marcas como Toyota, Volkswagen, Honda e Iveco. No mundo, também atende Nissan, Ford, Subaru, Audi, Porsche, Mitsubishi e Mercedes-Benz. Além de Fazenda Rio Grande, a empresa, que tem mais de 100 anos, tem plantas nos Estados Unidos, China, Indonésia, Tailândia, Turquia e África do Sul.

Um dos objetivos desse investimento é aumentar a participação da América do Sul nas vendas da empresa, atualmente concentradas no Japão, América do Norte, Ásia e Europa.

“É uma das maiores empresas do Japão. A Sumitomo faz o pneu Dunlop, conhecido no mundo todo, e vai expandir sua fábrica no Paraná. É uma conquista do Estado, de Fazenda Rio Grande, porque muitos fornecedores dessa fábrica são paranaenses, movimentando também o nosso Interior”, afirmou Ratinho Junior.

AGÊNCIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL DO JAPÃO (JICA) –  O governo também se reuniu, em Tóquio, com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo é buscar novas parcerias para o Paraná nas áreas de sustentabilidade e energias renováveis. Entre os projetos que o Estado busca implantar, com o apoio da agência japonesa, estão os planos estaduais de hidrogênio verde, biogás, recursos hídricos, agricultura sustentável e ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

 

PROGRAMA GANHANDO O MUNDO –  A comitiva também acompanhou o governador Ratinho Junior na reunião com o governador da província japonesa de Hyogo, Motohito Saitô, para apresentar a proposta de intercâmbio de estudantes da rede estadual, por meio do programa Ganhando o Mundo, além de tratar do fortalecimento da cooperação com as universidades estaduais paranaenses.

O encontro foi em Kobe, capital da província, onde a comitiva também se encontrou com o vice-governador Yasutaka Katayama.

Paraná e Hyogo têm um acordo de irmandade há mais 50 anos, que também se estende para algumas cidades – Curitiba e Himeji, Londrina e Nishinomiya, Maringá e Kakogawa e Paranaguá e Awaji. Os laços de amizade permitiram diversas parcerias entre os dois estados, que podem ser fortalecidas com novas cooperações.

“Hyogo é estado-irmão do Paraná há mais de cinco décadas, uma parceria que trouxe muitos frutos tanto para nós, como para a província. Queremos ampliar ainda mais esses laços para que beneficiem também nossos alunos da rede estadual e as cooperações das universidades estaduais”, afirmou o governador.

A proposta apresentada ao governador de Hyogo no âmbito do Ganhando o Mundo prevê que 10 estudantes paranaenses, com idade entre 14 e 17 anos, estudem por um período de dois a cinco meses na província japonesa. Da mesma forma, o Estado receberia 10 estudantes de Hyogo para um intercâmbio em igual período.

COREIA DO SUL

A comitiva paranaense esteve na sede da Kotra, a agência de comércio internacional e investimentos da Coreia do Sul, órgão vinculado ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia do país asiático.

No órgão, sediado em Seul, capital sul-coreana, os representantes do Governo do Estado e empresários participaram de uma série de reuniões, nas quais trataram de possíveis acordos de exportação e novos investimentos de empresas e startups no Paraná.

“Uma grande oportunidade de apresentar o Paraná para várias empresas coreanas com novas tecnologias, em especial para o agronegócio. O objetivo é atrair novos investidores para o nosso estado, abrindo caminhos para expandir o comércio, gerando novas oportunidades, emprego e renda para os paranaenses”, afirmou o Secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva.

 

NOVAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO DO PARANÁ – O governador Ratinho Junior e a comitiva do Paraná também estiveram com representantes da startup sul-coreana Riiid, que é referência em tecnologia na educação, em Seul.

A missão internacional tem, entre seus objetivos, conhecer melhor a formatação da educação do país, considerada uma das mais desenvolvidas do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), para poder replicar nas escolas paranaenses.

A comitiva liderada pelo governador também visitou uma das escolas da rede MegaStudy, que conta com cerca de 500 mil estudantes em todo o país e usa as ferramentas da Riiid e de outras startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação.

No local, Ratinho Junior se encontrou com representantes da Dabida, startup que desenvolveu um robô que contribui com o ensino de programação a crianças pequenas, desde os 3 até os 13 anos de idade.

Segundo o governador, a ideia é que um grupo técnico da Secretaria de Estado da Educação e da Celepar visite a Coreia do Sul nos próximos meses para avaliar as ferramentas e analisar a possibilidade de essas tecnologias serem trazidas para as escolas da rede estadual do Paraná.

“A Coreia do Sul tem um dos melhores sistemas educacionais do mundo, com muitas inovações que servem de referência para o Paraná. Tivemos a oportunidade de conhecer diversas ferramentas que fazem parte do dia a dia das escolas sul-coreanas”, afirmou o governador.

“Queremos dar continuidade na revolução que fizemos no ensino paranaense, que levou o Estado a ficar em primeiro lugar no Ideb do Ensino Médio, implantando cada vez mais tecnologias em sala de aula”, finalizou.

Para o Secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, a missão Paraná – Japão – Coreia do Sul foi muito bem sucedida. “Avançamos na abertura de mercado com a os países asiáticos para a carne paranaense. Na área de educação, trouxemos muitos bons exemplos e possibilidades de parcerias, principalmente para as disciplinas de robótica e programação. E grandes perspectivas de parcerias e intercâmbio de conhecimento e recursos humanos para nossas startups na área de tecnologia e inovação. Trazemos na bagagem boas novidades e projetos para ajudar a desenvolver o nosso estado, gerando emprego, renda e serviços de qualidade para a população, ressaltou Guto Silva.