Deputado Guto Silva apontou que o Estado vem aportando recursos volumosos na pasta.
O deputado estadual e pré-candidato ao Senado, Guto Silva, destacou como extremamente relevantes os investimentos do Governo do Estado em segurança pública. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) durante a entrega de 98 veículos para uso das forças policiais na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O investimento do Governo do Estado nesta ação foi de R$ 19,1 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Esse é mais um importante aporte de recursos na área e que atende o Paraná como um todo. O governador Ratinho Júnior sabe que é necessário dar estrutura material e humana para as nossas polícias combaterem o crime organizado”.
A renovação da frota alcança todas as regiões do Estado e faz parte de um plano de modernização das polícias no Paraná, que em pouco de mais de três anos contou com mais de R$ 2 bilhões, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Esses novos veículos, por exemplo, vão permitir reduzir o tempo de uso de algumas viaturas de dez para cinco anos.
Guto Silva destacou também que esses investimentos estão propiciando a redução da criminalidade no Estado. Houve a queda de 5,7% no número de mortes violentas intencionais no último ano. Em 139 municípios não foram registradas ocorrências. Houve, ainda, a diminuição de 20,08% nos roubos em geral em comparação com 2020. Foi o menor índice desde 2018.
Das 89 viaturas entregues à Polícia Militar do Paraná (PMPR), 66 serão distribuídas às unidades de área que atendem os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Piraquara, Paranaguá, Jacarezinho, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Cambé, Assaí, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Rolândia, Apucarana, Ibiporã, Londrina, Maringá, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Loanda, Cascavel, Quedas do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Dois Vizinhos, Pato Branco, Palmas e Toledo.
Outras 23 vão para os batalhões especializados da PMPR, sendo 16 para o Batalhão de Fronteira (BPFRON), três para o Batalhão de Operações Especiais (Bope), duas para o Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAMB-FV) e duas para a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), situada em Loanda, na região Noroeste.
Em relação às nove viaturas destinadas à Polícia Civil, três irão para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), duas ao Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), outras duas para a Divisão Estadual de Narcotráfico (Denarc), e mais duas para a 8ª subdivisão policial de Paranavaí, também no Noroeste.