Governador entrega 63 caminhões para reforçar ações ambientais nos municípios

O meio-ambiente é uma pauta muito relevante no Brasil e no mundo. Atento a isso, o governador Ratinho Junior entregou hoje mais 63 caminhões para reforçar acões ambientais nos municípios do Paraná.

Esses veículos vão ajudar os municípios no abastecimento de água,
combate a incêndios, limpeza de calçadas e gestão de resíduos sólidos.

O projeto da Patrulha Ambiental faz parte de uma visão estratégica do Estado de colocar o Paraná como referência em sustentabilidade para o Brasil e para o mundo, como atestou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)!

Foram entregues seis caminhões-pipa, seis caminhões-baú, cinco caminhões caçamba e poliguindaste, 18 limpa-fossas e 28 caminhões compactador. Desde o início da atual gestão, o Estado já investiu R$ 78,3 milhões para a aquisição de 305 caminhões, todos destinados aos municípios. As entregas fazem parte da Patrulha Ambiental, iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT) para equipar os municípios para as ações ambientais.

Seis caminhões-pipa foram para Apucarana, Curiúva, Faxinal, Iporã, Piraí do Sul e Santa Inês. Eles serão utilizados para higienização, irrigação e abastecimento de água, em especial para propriedades rurais que sofrem com a estiagem prolongada. O Governo do Estado já destinou 196 veículos desse modelo desde 2019, somando R$ 46,2 milhões em investimentos.

Além de atender os municípios que sofrem com a estiagem – o Paraná está desde 2020 em estado de emergência hídrica – há dois anos, sete caminhões foram deslocados para ajudar a combater os incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul.

Outros 28 caminhões compactadores de lixo foram destinados a Abatiá, Alto Paraná, Apucarana, Borrazópolis, Brasilândia do Sul, Cambará, Centenário do Sul, Esperança Nova, Foz do Jordão, Goioerê, Guaporema, Guaraci, Guaraqueçaba, Imbaú, Iporã, Ivaté, Jaboti, Jaguapitã, Jardim Alegre, Porto Rico, Quatro Barras, Reserva, Rio Azul, São Tomé, Tunas do Paraná e Ubiratã. A cidade de Alvorada do Sul recebeu dois caminhões.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias.