Governador lança Paraná Solidário, pacote que amplia os benefícios sociais do Estado

 

Iniciamos a semana com anúncios importantes! Participei com o governador Carlos Massa Ratinho Junior do lançamento do programa Paraná Solidário. O programa prevê um pacote de ações sociais que vão beneficiar os menos favorecidos do nosso Estado. Com o olhar sensível do Governo do Estado voltado aos mais vulneráveis impactados pela crise. Mais de 1 milhão de paranaenses serão beneficiados pelas ações.

O programa integra outros 4 para oferecer mais qualidade de vida à população mais vulnerável. São eles:

CARTÃO COMIDA BOA: Auxílio mensal para aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza – para as famílias que não recebem benefício do Governo Federal e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O programa, que surgiu durante a pandemia, vai ser permanente e será regulamentado por lei.

ENERGIA SOLIDÁRIA: A Copel amplia o atendimento da tarifa social da energia elétrica, o consumo da unidade deve ser até 150 kWh. Mais de 300 mil famílias serão atendidas. A unidade consumidora deve ser classificada como residencial, possuir unidade consumidora beneficiária da Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal e apenas uma unidade de consumo de energia elétrica em nome do titular.

ÁGUA SOLIDÁRIA: A Sanepar também beneficia as famílias por meio da tarifa social. As regras são: a renda familiar per capita não poderá ser superior a meio salário mínimo federal, ou de até 2 salários mínimos com até 4 pessoas; área construída da moradia até 70 m², consumo mensal de água até 10m³, para casas com até 4 ocupantes, ou de 2,5 m³ por morador, em imóveis com mais de 4 ocupantes.

ALUGUEL SOCIAL: O programa pertence ao Nossa Gente, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e é destinado às famílias beneficiárias do projeto de Requalificação Urbana, em parceria com a Cohapar. As casas estão sendo construídas em Wenceslau Braz, Prudentópolis, Imbituva, Cantagalo, além de Rebouças que já teve as obras finalizadas. O valor mensal do subsídio passará a ser R$600. Mais de 500 famílias serão beneficiadas.