Para preservar Rio Iguaçu e combater falta d’água, Paraná terá Reserva Hídrica do Futuro

O futuro hídrico no Paraná teve mais uma garantia hoje. Uma nova reserva hídrica na Região Metropolitana de Curitiba promete suprir o abastecimento de água da região em momentos de estiagem e alavancar a preservação ambiental no Rio Iguaçu.

Acompanhei hoje o governador Ratinho Junior e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca na assinatura do Decreto Municipal 1.172/2021 que cria a Reserva Hídrica do Futuro. O projeto estabelece uma cooperação técnica entre Sanepar, Instituto de Água e Terra (IAT), Prefeitura Municipal de Curitiba e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A Reserva Hídrica do Futuro da Bacia do Alto Iguaçu vai de Balsa Nova até Piraquara, interligando antigas cavas de exploração de areia nas margens do Rio Iguaçu que possuam potencial para formação de lagos. A área cria um corredor de biodiversidade e preservação de 150 quilômetros de extensão, que poderá reservar até 43 bilhões de litros de água para serem utilizados no abastecimento regional em situações emergenciais de estiagem – como a atual, que já se estende por quase dois anos.